Educação em Direitos Humanos

A cultura de educação sobre os direitos humanos é um dos alicerces para a transformação social. Saiba mais aqui! 

O que são os direitos humanos?

Os Direitos Humanos são frutos da luta pelo reconhecimento, realização e universalização da dignidade da pessoa humana. Histórica e socialmente construídos, dizem respeito a um processo em constante elaboração, ampliando o reconhecimento de direitos face às transformações ocorridas nos diferentes contextos sociais, históricos e políticos. Assim sendo a educação é uma das mediações fundamentais para o acesso ao legado histórico dos direitos humanos, bem como a compreensão de que a cultura dos direitos humanos é um dos alicerces para a transformação social. Nessa direção a educação é reconhecida como um dos direitos humanos e a Educação em Direitos Humanos é parte fundamental do conjunto desses direitos, inclusive do próprio direito à educação.

(Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, p.328 In Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica)

Reflita. Compreenda. Respeite.

“A Educação em Direitos Humanos parte de três pontos: primeiro, é uma educação permanente, continuada e global. Segundo, está voltada para a mudança cultural. Terceiro, é educação em valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, ou seja, não se trata de mera transmissão de conhecimentos. Acrescente-se, ainda, que deve abranger, igualmente, educadores e educandos, como sempre afirmou Paulo Freire.”

Acesse agora o Programa de Ética e Cidadania do Portal do MEC.

Encontre seu conteúdo

Confira o conteúdo curado pelas áreas pedagógicas especialmente para você.

* clique para ir diretamente ao conteúdo desejado.

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Av. Afonso Olindense, 1513 | Várzea | Recife-PE

CEP: 50810-000 | Fone: (81) 3183.8203